Vamos Juntos

Emprego Apoiado

Integrar e fazer a adaptação das pessoas com deficiência intelectual nas empresas a fim de proporcionar a dignidade do novo colaborador.

A princípio, apresentamos o projeto para as famílias que nos procuram. Posteriormente, marcamos uma entrevista com os pais e futuro profissional. É importante entendermos quais são os desejos, expectativas, medos de todos, pois só assim, conseguiremos traçar um plano de trabalho e de desenvolvimento da pessoa com deficiência.



Após este contato, fazemos uma avaliação com o potencial empregado, para conhecermos as suas habilidades, os seus interesses, os seus sonhos, os seus talentos, as suas capacidades e dificuldades. A partir daí um perfil de funcionário é desenhado e se inicia a busca de vagas.

Pode ser que a pessoa nunca tenha trabalhado anteriormente e esse seja o seu primeiro emprego. Sugerimos que uma preparação, que pode durar de quatro a seis meses, com encontros semanais, de 2 horas e em grupo seja realizada. O objetivo aqui é apresentar diferentes áreas de trabalho, propor vivências em empresas e realizar dinâmicas, rodas de conversa e momentos de exposição (redação, colagem, desenho) do que foi vivido, garantindo que o futuro profissional inicie essa nova etapa da sua vida conhecendo o mundo do trabalho e por que ele é tão importante para o nosso crescimento e autonomia.

Uma vez encontrada a vaga, realizamos encontros com o RH da empresa, para definirmos a função do novo empregado, bem como as suas atividades. Desenhamos um treinamento, onde podemos avaliar o que pode ser aproveitado, dos recursos naturais da empresa, e o que precisa ser modificado.

Sensibilizamos a equipe que irá receber o novo funcionário, realizando palestras e dinâmicas. Aqui, implementamos o acompanhamento contínuo supervisionado. Acompanhamos o treinamento, bem como o início das funções do então empregado, ajudando-o a criar vínculos, executar suas tarefas, intervindo e auxiliando quando necessário.

Essa mediação entre empregado e empregador é contínua. O funcionário é acompanhado de forma intensa no início e, a medida que vai ganhando autonomia, espaçamos os encontros de acompanhamento. As reuniões com o RH para avaliação de cada funcionário, bem como da equipe acontece quinzenalmente.

Periodicamente são realizados encontros com o funcionário e sua família, onde, pensamos juntos a rotina do trabalho, o impacto na família, a relação família e empresa, etc.

Mensalmente, realizamos um grupo de Orientação e Capacitação Profissional, com os funcionários que estão sendo acompanhados, para que o desenvolvimento de suas competências seja permanente, garantindo a permanência no trabalho, bem como o desenvolvimento da autoconfiança, comunicação, organização, flexibilidade, criatividade aconteça. O grupo é um espaço onde os novos empregados se sentem à vontade para compartilhar as suas vivências, pois todos se apoiam e também aprendem com a experiência do colega.